
24/11/2016
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), a primeira Reserva da Biosfera brasileira, aprovada pela Unesco em 1991, comemora seus 25 anos nesta sexta-feira, 25/11, em evento que vai ser realizado no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, das 9h às 13h30,
Além de exibição do vídeo comemorativo, de homenagens e entregas de placas e certificados, e um painel sobre parcerias e sustentabilidade, haverá a entrega do “Prêmio Muriqui”, um dos mais importantes no país, referentes às ações ambientais. O nome do prêmio faz alusão a uma espécie de macaco, de grande porte, atualmente em reduzido número de exemplares e só encontrado na Mata Atlântica, e animal símbolo da RBMA.
Entre os que receberão a estatueta de bronze, está Ernest Götsch, o “suíço ‘brasileiro’ mais famoso do mundo”, referência internacional em sistemas agroflorestais, que serviu como fonte de inspiração de um personagem de famosa novela global finalizada recentemente.
Outro a ser homenageado será o engenheiro Wilson Loureiro, do Instituto Ambiental do Paraná, que desenvolveu a metodologia para o cálculo do ICMS Ecológico, que compensa os municípios que preservam a natureza.
Reserva da Biosfera é um instrumento de conservação da natureza, instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1972. Privilegia o uso sustentável dos recursos naturais nas áreas protegidas. Cada Reserva da Biosfera representa ecossistemas característicos da região onde se estabelece. Há 7 Reservas da Biosfera no país.
O RBMA foi a primeira Reserva da Biosfera brasileira, aprovada pela Unesco em 1991, com o objetivo de salvar o que havia restado de Mata Atlântica. Surgiu num contexto de lutas e movimentos em prol das florestas. Em sua primeira fase, incluía apenas algumas áreas isoladas nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. A adesão de órgãos ambientais, cientistas e comunidades de outros estados fez com que a proposta evoluísse, tornando a RBMA uma Reserva da Biosfera na escala do Bioma Mata Atlântica, envolvendo inicialmente 3, depois 5, logo após 8, em seguida 14 e hoje 17 estados brasileiros.