09/12/2016

A Secretaria do Meio Ambiente vai investir mais de 13 milhões de reais na restauração ambiental de uma área de mil hectares dentro do Parque Estadual Serra do Mar (PESM). A área restaurada será equivalente a 1.400 campos de futebol, recebendo mais de 1,5 milhão de mudas.

A restauração será concentrada no núcleo Itatinga-Pilões do parque, que abrange os municípios de  Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Mogi das Cruzes.

Núcleo Itutinga-Pilões

Devido à sua localização e extensão (43,8 mil hectares), a área constitui um verdadeiro corredor ecológico, conectando significativos remanescentes de Mata Atlântica. No entanto, seu território é cortado por rodovias e ferrovias de acesso ao litoral, bem como por linhas de transmissão de energia, dutos e outras instalações de infraestrutura de base, que facilitam o acesso ao seu território e geram significativos impactos e ameaças à sua integridade.

Para conhecer mais sobre o Parque, acesse: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/

Programa Nascentes

O Programa Nascentes em dois anos já restaurou 1.245 hectares, o que equivale a 2 milhões de mudas plantadas, ou 1.743 campos de futebol. 26 municípios já receberam ações do programa.

Para conhecer mais sobre o programa, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/