04/01/2017

A agência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Cubatão – no litoral paulista – começou a fazer trabalhos de fiscalizações com a ajuda de um drone. Esse equipamento operado via controle remoto é o primeiro adquirido pela Cetesb em todo o Estado.

Ele faz sobrevoos e identifica quem está poluindo o meio ambiente por meio de imagens. Além disso, a Cetesb aciona o aparelho em casos de emergências ambientais, bem como para ajudar no trabalho de preservação dos recursos naturais existentes na região.

O drone também tem sido usado pelas equipes da agência de Santos. Ele foi adquirido como forma de compensação ambiental após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público, a Cetesb e a siderúrgica Usiminas.

Para o gerente da agência de Cubatão, Marcos Cipriano o drone vai ser muito importante para fiscalizar áreas de risco de difícil acesso. Cipriano disse ainda que o uso do equipamento vai dar mais agilidade nas tomadas de medidas emergenciais.

“Os resultados já estão sendo comemorados; as imagens são ótimas e precisas”, afirmou.

Equipe da Cetesb - Cubatão

Equipe da Cetesb – Cubatão