
30/01/2017
A região de Campinas, no interior de São Paulo, conta agora com o apoio de um drone, veículo controlado remotamente, para a fiscalização ambiental, bem como para ajudar no trabalho de preservação dos recursos naturais existentes.
O equipamento, que será usado pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (CFA/SMA) e pela Polícia Militar Ambiental, é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema, do Ministério Público) e a Sanasa, empresa de saneamento de Campinas. O drone foi entregue na sexta-feira, 27 de janeiro, no Centro Técnico Regional de Fiscalização, em Campinas (CTR).
De acordo com o coordenador da CFA Sérgio Luis Marçon, o drone agrega tecnologia ao trabalho de fiscalização e dá mais celeridade para as ações de planejamento e monitoramento.
As equipes da fiscalização e da Polícia Ambiental já estão capacitadas para operar o equipamento. O drone atenderá exclusivamente a região de atuação da 4ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Campinas, que soma 44 municípios.
Tecnologia
Ideal para operações em áreas de difícil acesso, o drone que será doado pela Sanasa, tem raio operacional de até 1,5km e autonomia de até 30 minutos. Sua câmera digital de alta resolução faz gravação de imagens em tempo real. O equipamento possui baixo custo operacional.
A agência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Cubatão – no litoral paulista – também conta com a ajuda de um drone para trabalhos de fiscalização.