19/01/2017

O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fechou na quarta-feira, 18, uma parceria com a prefeitura de Cubatão para acabar com as ocupações irregulares na cidade do litoral paulista. A inclusão de Cubatão no programa Invasão Zero aconteceu no mesmo dia que a Polícia Ambiental – órgão ligado à secretaria – realizou operação em uma favela que se formou sobre um mangue no município.

O prefeito de Cubatão, Ademário Silva, assinou também um protocolo para se regularizar no programa Litoral Sustentável, administrado pela secretaria do Meio Ambiente. O programa prevê a realocação de famílias em áreas de risco e a intensificação de monitoramento e fiscalização dessas regiões.

Além disso, a prefeitura formalizou sua adesão ao programa VerdeAzul, também gerenciado pela SMA. O objetivo do programa é estimular as prefeituras do Estado a elaborar e executar políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. A participação no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

Salles elogiou as iniciativas e compromissos assumidos pelo prefeito e declarou sua “satisfação de ver o município avançando na questão ambiental”.

Antes do evento na prefeitura, o secretário, ao lado do presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos, aproveitou  para visitar e conhecer as instalações da Agência Ambiental de Cubatão da Companhia.

Cubatão fiscalização