07/02/2017

Para atender os portadores de deficiência do estado de São Paulo, a Secretária do Meio Ambiente (SMA), tem investido para tornar seus parques mais acessíveis.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2013, 4,6% da população do estado tem algum tipo de deficiência. E de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, São Paulo tem aproximadamente 44,9 milhões de habitantes.

No parque Villa-Lobos, que fica na zona oeste da capital paulista, é possível encontrar o Circuito das Árvores, uma trilha acessível que consiste em uma passarela que chega até 3,5 de altura e tem uma extensão de 120m. Ela foi criada no dia 21 de setembro – Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Além disso, o parque conta com rampas, banheiros acessíveis, mapas táteis, tudo pensando na inclusão dos cidadãos.

A Trilha da Nascente do Jardim Botânico, localizado no município de São Paulo, também traz benefícios, ela é uma passarela de madeira fixa, projetada para não causar impacto na Mata Atlântica. É plana e adaptada para usuários de cadeira de rodas, e, ao final ainda é possível observar a nascente do Rio Ipiranga.

Outro local que tem acessibilidade é a Trilha do Silêncio, que fica no parque Estadual do Jaraguá, também no município de São Paulo. Ela é plana e conta com corrimões e placas com informações em braile. Lá, o único som que pode ser ouvido é o da natureza.

Como chegar aos parques:

Circuito das Árvores
Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – São Paulo
Fone: (11) 2683-6302
E-mail: pvl@infraestruturameioambiente.sp.gov.br

Trilha da Nascente
Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – Jd Botânico
Av. Miguel Stefano, 3031 – São Paulo
Fone: (11) 5073-6300
E-mail: faleconosco@ibot.sp.gov.br

Trilha do Silêncio
Parque Estadual do Jaraguá
Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 – São Paulo
Fone: (11) 3945-4532
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br

Trilha no Parque Villa-Lobos

Trilha do Silêncio, no no Parque Estadual do Jaraguá