
27/02/2017
A temática ambiental é ampla e transversal. Pode ser fácil de entender e de ser aplicada no dia a dia e, assim, contribuir para a conservação do meio ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA/SMA), criou, em parceria com a TV Cultura, o Minuto Ambiental, uma série de dez vídeos de um minuto cada.
Produzidos em linguagem audiovisual, no formato de desenho animado narrado, os assuntos são tratados de maneira simples e lúdica. Confira abaixo os temas abordados.
1- educação ambiental
Ajuda as pessoas a entenderem que cada um é parte do meio ambiente. Propõe a reflexão sobre a construção que envolve os aspectos dessa nova relação entre a realidade e a natureza.
2- mudanças climáticas
O efeito estufa mantém a temperatura estável na terra e permite a existência de vida. Sem ele, o planeta seria coberto de gelo e estaria sujeito a variações bruscas de temperatura.
3- matas ciliares
Cuidar das nascentes é fundamental para a preservação das matas ciliares e o entorno das bacias hidrográficas. A mata ciliar contribui com a quantidade e a qualidade da água disponível, retém os sedimentos, os nutrientes carregados pela chuva e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.
4- cadastro ambiental rural
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é eletrônico e obrigatório para todas as propriedades e posses rurais. As informações prestadas pelo proprietário rural auxiliam no cumprimento das metas nacionais e internacionais para a manutenção da vegetação nativa.
5- áreas protegidas
As áreas protegidas são defendidas por leis ambientais que ajudam a proteger o patrimônio natural do país. Representam a conservação e a perpetuação da diversidade biológica e a manutenção das culturas tradicionais.
6- fauna silvestre
Os animais silvestres também têm direito à vida e ao território que naturalmente habitam. No estado de São Paulo, habitam certa de 2.500 espécies e 500 delas correm risco de extinção.
7 – fauna urbana
As cidades são locais de moradia de muitos tipos de animais, além das pessoas. Elas são uma ampla fonte de alimento, água e abrigo para milhares de espécies, a maioria delas nocivas aos humanos.
8- resíduos sólidos
Resíduos sólidos são os materiais produzidos pelas atividades humanas e que podem ser reutilizados ou reciclados.
9- consumo sustentável
Qual a diferença entre consumir de forma responsável e consciente e consumir de forma excessiva ou inútil?
10- participação social
O diálogo entre o governo e a sociedade fortalece o exercício da cidadania garantindo a execução de políticas públicas que atendam a coletividade, melhorando os níveis de oferta, qualidade de serviços e maior controle dos recursos públicos. Isso é participação social.