01/03/2017

A Fundação Florestal e o Ibama realizaram operações para fiscalizar a pesca irregular na Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte.  A ação ocorreu em Ubatuba, no entorno da Ilhabela e no Canal de São Sebastião.

A operação resultou em três embarcações de pesca industrial irregular e na punição de participantes de um campeonato de pesca submarina em área não autorizada.

Uma das embarcações – de pesca industrial de sardinha – estava sem licença para a temporada de captura da espécie. Os responsáveis foram notificados a apresentar toda a documentação relativa à pesca e descarga e a não exercer a atividade enquanto suas licenças pertinentes não estiverem em dia.

Outra embarcação – de arrasto de camarão – foi flagrada na região da Ponta do Boi, em Ilhabela, sem conexão ao Programa de Rastreamento de Embarcação Pesqueira por Satélite (PREPS) – obrigatório para a prática dessa atividade. Outro barco foi encontrado em Ubatuba, também sem licença de pesca válida a bordo. Os pescadores foram orientados a não pescar enquanto as licenças obrigatórias não estiverem em dia.

Durante a operação, a equipe também se deparou com pescadores de uma associação de pesca submarina prestes a começar um campeonato de pesca na Ilha das Couves, em Ubatuba. O local não estava autorizado pelo órgão competente para o campeonato. Os responsáveis foram notificados e impedidos de realizar o evento.

Sobre a APAMLN

A Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte é uma unidade de conservação administrada pela Fundação Florestal. Essa Unidade de Conservação de Uso Sustentável possui uma área total de 316,2 mil hectares e abrange também 27 manguezais do Litoral Norte, além de ilhas, ilhotas, lajes e parcéis. Juntamente com as APAs Marinhas Litoral Centro e Litoral Sul, protege quase metade do mar territorial paulista e suas espécies, totalizando aproximadamente 1,1 milhão de hectares.

A APAMLN orienta pescadores profissionais e amadores a procurarem o órgão para saber quais são as regras para as atividades pesqueiras na região.

Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte
Endereço: Rua Esteves da Silva, 510 – Centro – Ubatuba- SP