
07/03/2017
Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, vai sediar no dia 26 de março a 3ª Edição do CaminhaDownSP.
O evento, que acontece ao mesmo tempo em várias cidades do País, foi idealizado pela mãe de uma menina portadora da síndrome. Ela decidiu criar a caminhada para comemorar as conquistas de pessoas com a deficiência e definir estratégias de inclusão.
Rosana Bignami, organizadora do evento, disse que é um dia especial para reunir as famílias para dar visibilidade à causa e comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O evento também é voltado para arrecadação de brinquedos e donativos, que serão destinados a instituições filantrópicas, além da realização aulas de gastronomia, capoeira, danças e brincadeiras.
Cromossomo 21
A Síndrome de Down é uma condição genética que se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21. No momento da divisão das células para a formação do bebê o cromossomo 21 se divide em 3 e não em 2 como é comum, fazendo com que a criança tenha 47 cromossomos em vez de 46.
A síndrome traz algumas características, como a hipotonia e a deficiência intelectual, mas o apoio multidisciplinar pode fazer com que a pessoa tenha uma vida regular e independente, participando com autonomia de todas as atividades da vida cotidiana.
A programação completa será divulgada em breve no site e nas redes sociais do evento.
Para participar da caminhada é necessário fazer a inscrição.
Para saber mais:
www.facebook.com/CaminhaDownSaoPaulo
www.facebook.com/events/1774074376191327
Para apoiar o CaminhaDown SP é possível contribuir para a ação de crowdfunding no site
https://www.kickante.com.br/campanhas/ajude-o-caminhadown-sp-inclusao-e-diversidade