
02/06/2017
Foto destaque: João Mauro Carrillo
A Secretaria do Meio Ambiente firmou um convênio com a prefeitura de São Bento do Sapucaí para a criação do Centro de Apoio aos Turistas da Pedra do Baú. O lugar é um dos mais importantes centros de turismo ecológico da região da Serra da Mantiqueira.
O acordo foi fechado nesta sexta-feira (02) entre o secretário Ricardo Salles e o prefeito Ronaldo Venâncio. A construção do espaço usará verba de compensação ambiental no valor de R$900 mil.
Localizada a aproximadamente 200 km da capital paulista, a estância climática São Bento do Sapucaí é uma das cidades que os turistas usam para acessar a Pedra do Baú. Campos do Jordão também serve de base para os turistas.
O conjunto de rochas que formam o Complexo do Baú tem pelo menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica e dificuldade, e diferentes extensões e altitudes.
Do alto da pedra, se consegue ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira, na região da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a pedra, em si, é tão evidente na paisagem que chega a ser visível de diversas localidades do Vale do Paraíba, já tendo sido usada como instrumento de navegação geográfica.