12/07/2017

O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou nesta quarta-feira, 12, o projeto para a criação de uma usina que transforma lixo em energia elétrica na cidade de São Manuel, no interior paulista, pelo Consórcio Intermunicipal dos Vales Tietê-Paraná (CITP).  O anúncio foi feito durante uma reunião com 40 representantes dos municípios da região.

Os participantes ouviram do secretário o passo a passo para a criação de consórcios intermunicipais para aterros sanitários coletivos, que é uma das prioridades da SMA para esse assunto e para o qual o Governo do Estado de São Paulo destinou uma verba de R$ 170 milhões.

Salles tem incentivado a reciclagem, sobretudo quanto ao uso das tecnologias disponíveis para o máximo aproveitamento dos resíduos. Este é o caso do CITP, do qual participam 12 municípios da região, que está dando andamento a um projeto piloto da criação de uma usina regional de resíduos sólidos com capacidade de transformar lixo urbano em energia elétrica.

Salles disse também que “com o exemplo do consórcio de São Manuel, estamos avançando no programa ‘Lixão Zero’ do Governo do Estado de São Paulo. Os 12 municípios que integram o consórcio produzem diariamente 200 toneladas de resíduos com alto potencial de geração de energia. Este é um compromisso de Ricardo Salaro, prefeito de São Manuel, e de todos os prefeitos da região para a solução adequada do problema do lixo produzido por seus municípios”.