
15/08/2017
O governador Geraldo Alckmin e o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles anunciaram na segunda, 14, que a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem) também será aplicada para as Unidades de Conservação (UCs), administradas pela Fundação Florestal.
A medida, que reforçará a defesa do patrimônio natural, contempla 50 unidades de conservação, que abrangem 100 municípios do estado (totalizando 200 vagas diárias). O recurso de quase R$ 15 milhões anuais é proveniente da Câmara de Compensação Ambiental, órgão vinculado à SMA.
“A Dejem é um ganha-ganha. Ganha a população com maior presença policial no Estado de São Paulo e ganha o meio ambiente, pois esse policiamento feito pela Polícia Militar Ambiental, tem uma enorme expertise na questão da proteção ambiental. Ganha o policial, porque ele também tem uma renda maior, podendo fazer mais diárias”, afirmou o governador Geraldo Alckmin no evento de anúncio da ação, ocorrido no Palácio dos Bandeirantes.
A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo já atua na proteção dos recursos naturais por meio de atividades preventivas e repressivas às infrações contra o meio ambiente. O patrulhamento ostensivo inclui as unidades de conservação de proteção integral, estabelecendo a segurança pública local, fiscalizando o bom uso dos equipamentos e reprimindo atividades criminosas, como caçadores, tráfico de animais, extração de palmitos, ocupações irregulares, entre outras.
Para o secretário Ricardo Salles, “A melhor forma de vigiar, de preservar, de tomar conta sob o ponto de vista da fiscalização não é por meio do aporte de recursos em vigilância, mas sim, por meio da Polícia Militar Ambiental”. Em sua fala, durante o evento, ele destacou que a Polícia é quem está mais capacitada para fazer as incursões nas unidades de conservação, que tem os equipamentos necessários e a legitimidade para empregar o uso da força quando necessário. Destacou ainda que a Dejem, além de trazer recursos para o policial ambiental, também o aproxima dos gestores e das comunidades de entorno dos parques.
Essa é a segunda Dejem ambiental. Em 26 de maio, a SMA assinou Termo de Cooperação para a Dejem Parques Urbanos, na Região Metropolitana de São Paulo, com 480 vagas mensais.