14/09/2017

atualizado 12:22
Foto: Incêndio no Juquery na noite do dia 13 (Divulgação/SMA)

A brigada de incêndio do Parque Estadual Juquery (PEJy), em Franco da Rocha, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, conseguiu controlar na madrugada de hoje, por volta das 00h30, o incêndio de grandes proporções que teve início na tarde desta quarta-feira, 13. No entanto, novos focos surgiram por volta de meio-dia. Estima-se que já foram queimados mais de 100 hectares.

O local faz divisa entre a Unidade de Conservação e o antigo hospital psiquiátrico. Hoje, os técnicos fazem o trabalho de rescaldo e medição da área de vegetação campestre atingida. O PEJy guarda os últimos fragmentos do bioma cerrado na Região Metropolitana de São Paulo.

No Parque Estadual Itapetinga, o fogo, que teve início na Estrada da Pedra Grande, bem distante do Monumento Natural Estadual Pedra Grande, por volta das 14h de terça-feira, foi controlado por volta das 17h de quarta. Segundo as estimativas preliminares da equipe, foram atingidos entre 20 e 30 hectares desta área. O trabalho de monitoramento continua, uma vez que o tempo está bastante seco e não há previsão de chuvas para os próximos dias. Cerca de 15 pessoas da Fundação Florestal e voluntários atuaram no combate.

No Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ), após dois dias de combate, a situação foi controlada na noite de ontem. Funcionários da Fundação Florestal e do Instituto Florestal ainda fazem operação de rescaldo nesta quinta-feira. Estima-se que uma área de aproximadamente 40 hectares dentro do PECJ tenha sido queimada; mas a zona de amortecimento queimada é bem maior e ainda não foi mensurada.

Em Mogi Guaçu, continuam os trabalhos para contenção de alguns focos.

Em função do calor, da baixa umidade e dos ventos fortes, a operação Corta-Fogo mantém estado de alerta em todas as unidades de conservação.

 

Para ler a nota anterior acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2017/09/13/incendio-nas-areas-florestais-comeca-a-ser-controlado/