16/09/2017

Atualização: 15h00
Foto: Novo foco de incêndio no Parque Itapetinga, em Bom Jesus dos Perdões na tarde de hoje (divulgação/SMA)

Um novo foco de incêndio está sendo combatido no Parque Itapetinga, em Bom Jesus dos Perdões. O fogo está em local remoto, o que dificulta o combate.

Nos Parques Estaduais Juquery, em Franco da Rocha e Campos do Jordão, no município de mesmo nome, a situação neste sábado, 16/09, está sob controle nas duas Unidades de Conservação. Porém, o estado de alerta continua e o fogo pode voltar em qualquer uma delas, a qualquer momento. As equipes prosseguem monitorando as áreas.

No Parque Estadual Juquery, há grandes chances de reignição. Devido a este risco, a Unidade de Conservação encontra-se fechada para visitação, até que a situação se estabilize. A equipe faz agora operação de rescaldo nas áreas quentes, com troncos e matérias orgânicas que continuam em brasas.

Em Assis o fogo foi controlado ontem mesmo. A Usina Agroterenas, vizinha ao local, fez o rescaldo da área ontem a noite. Hoje pela manhã a situação está sobre controle.

Em Batatais continuam os esforços para combater o fogo.

Prevenir é melhor que apagar

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fundação Florestal seguem fazendo um apelo à população para que ajudem a prevenir novos focos. As principais ameaças que acabam por gerar grandes incêndios tanto florestais como campestres são práticas como: queimar lixo e usar fogo para limpeza de terrenos em áreas próximas à vegetação natural, jogar pontas de cigarro em rodovias e soltar balões.

As Unidades de Conservação da Fundação Florestal protegem os últimos fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado no Estado de São Paulo e toda a sua biodiversidade.

Os incêndios causam grandes estragos nessas áreas. Muitos animais morrem ou perdem seu habitat e a vegetação leva décadas para se recompor.
E a população pode ajudar denunciando, já que muitos incêndios são criminosos. Então, denuncie junto a Polícia Militar. Ligue 190. Outra opção é usar o app “Denúncia Ambiente”, disponível para smartphones gratuitamente.

Confira a nota anterior em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2017/09/15/67705/