18/09/2017

Texto: Luciana Reis
Foto: Pedro Calado

Em reunião realizada na segunda-feira, 18 de setembro, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), os secretários Maurício Brusadin (Meio Ambiente) e Márcio Elias Rosa (Justiça e Defesa da Cidadania) apresentaram às lideranças indígenas a proposta de criação de Grupo de Trabalho para a regulamentação do uso do Parque Estadual do Jaraguá pela Comunidade Indígena do Jaraguá.

O encontro contou com a participação do Ministério Público Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Florestal e de lideranças indígenas.

Durante a reunião, o secretário Maurício Brusadin afirmou a disposição do governo do estado de São Paulo em chegar a um entendimento sobre as questões indígenas. Também reafirmou que não haverá concessão no Parque Estadual do Jaraguá, outra reivindicação da comunidade indígena. “O que queremos é reconectar os indígenas, ouvir suas demandas e discutir políticas públicas. Queremos construir um território de diálogo”, enfatizou.

Antes de efetivar a criação do GT, as lideranças indígenas decidiram debater a proposta junto às suas comunidades. Somente após essa conversa é que uma nova reunião será marcada para a constituição da agenda de trabalho.

O compromisso de criar uma comissão intersecretarial havia sido firmado pelas pastas (Meio Ambiente, da Segurança Pública e da Justiça e da Defesa da Cidadania), na sexta-feira, 15 de setembro, para tratar das reivindicações dos índios Guarani que ocupavam o Parque Estadual do Jaraguá, na região noroeste da Capital, e impediam a entrada à unidade de conservação. Após o acordo, os índios deixaram o local e o parque voltou a ficar aberto à população.