19/09/2017

O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, reuniu-se no dia 18/9, com Rodrigo Sergio Dias, presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, para definir os termos de um convênio direcionando recursos para os municípios paulistas desenvolverem planos de saneamento e capacitação de gestores em sistemas de coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos.
O convênio destina-se, principalmente, aos municípios de médio e pequeno portes, estimulando a adoção de soluções regionais. Segundo Brusadin, hoje, dos 645 municípios paulistas, 508 têm menos de 50 mil habitantes, justificando a formação de consórcios para a elaboração de projetos de aterros sanitários comuns, de forma a racionalizar os investimentos.

A finalidade é promover a adequação dos municípios ao Plano Nacional de Meio Ambiente, melhorando a qualidade dos serviços públicos na área de resíduos sólidos, universalizando os benefícios do saneamento para a saúde da população. Os recursos deverão ser aplicados na compra de equipamentos, implantação de aterros e treinamento de operadores.