
29/09/2017
Técnicos da equipe do Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiental, do Instituto Geológico (IG), estiveram, em 28/09, no município de Itaquaquecetuba, para uma vistoria em local afetado por erosões de margem do rio Tietê, no Bairro Vila Sônia.
O trabalho atende a uma solicitação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), depois da ocorrência de um colapso de estrutura em moradias, em 25/09.
A equipe da Defesa Civil Municipal, depois do solapamento de algumas moradias, foi acionada e iniciou os trabalhos emergenciais, nos quais constatou risco alto e determinou a interdição definitiva de seis residências, destruídas ou parcialmente destruídas, e a interdição temporária de mais 50 casas.
Durante a vistoria os técnicos do IG recomendaram à equipe municipal que continue com o monitoramento permanente da área, especialmente, quanto à evolução dos danos já observados, atentando-se para o surgimento de novas trincas e rachaduras nos taludes marginais e nas próprias moradias.
Outra ação proposta foi o monitoramento do aumento do nível da água do rio e das condições meteorológicas (chuvas e tempestades).
Além dos técnicos do IG, participaram da vistoria representantes da CEDEC, da Prefeitura de Itaquaquecetuba e da Defesa Civil Municipal.