24/10/2017

Texto: Luciana Reis

A abertura do VII Simpósio de Restauração Ecológica, promovido pelo Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), é a oportunidade ideal para o lançamento do livro “Lista de Espécies Indicadas para Restauração Ecológica para diversas Regiões do Estado de São Paulo”, em 8 de novembro, no Pavilhão de Exposições do São Paulo Expo, às 9h.

Editada pela primeira vez em formato de livro, a lista é resultado de um minucioso levantamento sobre as diversas espécies vegetais do estado, com os mais variados hábitos de vida. “É uma ferramenta indispensável aos reflorestamentos qualificados, a partir de uma listagem exemplificativa de espécies vegetais nativas, regionais de ocorrência em ambientes florestais e campestres, indicadas para plantio e ou manutenção da biodiversidade”, explica Luiz Mauro Barbosa, diretor do Instituto de Botânica.

Rico em imagens para facilitar a identificação, são mencionadas 939 espécies arbóreas, 175 arvoretas, 448 arbustos, 218 subarbustos, 484 ervas, 167 lianas, 242 epífitas, 145 aquáticas e paludosas e 133 pteridófitas, totalizando 2.951 espécies que podem ser utilizadas para a restauração ecológica e ou de áreas degradadas. O livro é composto de um roteiro básico das atividades necessárias para a elaboração de projetos de restauração ecológica e uma lista com recomendações para restauração e conservação da biodiversidade. Também nesta edição estão destacadas em vermelho 678 espécies da flora ameaçada de extinção do estado de São Paulo.

O VII Simpósio de Restauração Ecológica que será realizado no Instituto de Botânica, dias 6 e 7, e no Pavilhão de Exposições do São Paulo Expo, dias 8, 9 e 10 de novembro, debaterá as principais tendências quanto ao uso de novas ferramentas disponíveis para elaboração de projetos de restauração de áreas degradadas, além da evolução das pesquisas científicas que possam subsidiar as políticas públicas.

Clique para se inscrever e conferir a programação do VII Simpósio.