31/10/2017

Texto: Anna Karla Moura

Começa na próxima semana, no dia 6/10, a 23ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), mais conhecida como COP 23, que este ano ocorre em Bonn, Alemanha, e é presidida pela República das Fiji, com o apoio do Governo alemão.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o presidente da Fundação Florestal, Gerd Sparovek, o assessor de Mudanças Climáticas da SMA, Oswaldo Lucon, e a gerente da Divisão de Mudanças Climáticas da Cetesb, Jussara de Lima Carvalho representarão o Estado de São Paulo na Conferência.

A Secretaria do Meio Ambiente já tem participação confirmada em diversas reuniões do evento, entre elas, o Espaço Brasil, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, e as reuniões das redes de governos subnacionais nrg4SD (Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável), ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e The Climate Group.

O Estado de São Paulo é protagonista nas políticas de enfrentamento, mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil e sempre cooperou ativamente com as conferências para o clima das Nações Unidas.

A COP 23 vai até o dia 17 de novembro e, neste ano, focará em estabelecer normas que ajudem a avançar na implementação do Acordo de Paris.

Para o secretário Maurício Brusadin, “A COP é um excelente laboratório para nós aprendermos com as experiências de outros países e regiões e compartilharmos os nossos próprios avanços. É uma oportunidade para sinalizarmos que estamos compromissados com esse objetivo comum de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e enfrentar o desafio das mudanças climáticas. Na COP, nós mostramos a cara, falamos a que viemos, reconhecemos onde precisamos melhorar e voltamos com ânimo para avançar naquilo que está dando certo e corrigir rumos onde for necessário”.

A comitiva do Sistema Ambiental Paulista receberá apoio financeiro do ICLEI, The Climate Group e nrg4SD para viabilizar a participação no evento.

Para saber mais sobre a COP e a participação do Estado de São Paulo na conferência, acompanhe o portal e as redes sociais do Sistema Ambiental Paulista (Facebook, Twitter), onde serão publicadas atualizações frequentes diretamente de Bonn.

Sobre a COP

A COP é uma conferência realizada anualmente desde 1995, visando fazer com que os países integrantes estabeleçam políticas e reúnam esforços para confrontar o problema das mudanças climáticas. Decisões de extrema relevância são tomadas nessas ocasiões, o que faz dele o mais importante evento político no tocante ao aquecimento global. Na COP de 1997, os participantes estabeleceram o Protocolo de Kyoto, que institui metas de redução de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos. Na COP 21, ocorrida em Paris, as partes negociaram o Acordo de Paris, que estabelece ações específicas e metas para a redução de gases de efeito estufa, adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas também para os países em desenvolvimento.