30/11/2017

O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, entregou em mãos para o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias, em Brasília, proposta de convênio para elaboração de planos regionais de saneamento básico, com foco na gestão de resíduos sólidos dos municípios paulistas.

A Secretaria de Meio Ambiente criou uma área específica para fomento e estímulo de ações em torno de consórcios regionais, em busca de soluções para a questão do tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos e domiciliares. “Ao se unirem, os consórcios de cidades conseguirão atrair investimentos, reduzir custos, otimizar serviços e, acima de tudo, oferecer um serviço melhor para os seus cidadãos”, afirma Brusadin.

Uma das soluções seria a implantação dos chamados EcoParques, que recebem o lixo, fazem sua separação, tratamento e eventualmente geram receita a partir da produção de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR).

Brusadin esteve na sede da Funasa, na quarta-feira (29), acompanhado pelo secretário adjunto, Eduardo Trani, encerrando uma série de compromissos na capital federal.