07/11/2017

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

A agenda do secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, na segunda-feira (6/11), em São Luiz do Paraitinga, foi duplamente importante para a Mata Atlântica. Pela manhã, ele deu posse ao Conselho Consultivo do PESM – Núcleo Santa Virgínia e, à tarde, participou do lançamento do projeto Conexão Mata Atlântica – Recuperação e Proteção dos Serviços Relacionados ao Clima e à Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica.

O Núcleo Santa Virgínia do PESM, em São Luiz do Paraitinga, renovou seu Conselho Consultivo para o biênio de 2017/2019. Maurício Brusadin saudou os novos membros, ressaltando a importância dos conselhos. “O envolvimento da sociedade por meio dos conselhos é de fundamental importância. Não acredito em política pública sem o envolvimento de todos os segmentos da sociedade: do setor produtivo aos ambientalistas e à classe política. Fiz questão de estar aqui presente e pretendo estar na posse dos demais conselhos, pois o que acreditamos é que política pública sustentável se faz buscando consenso e não podemos mais nos unir apenas com os nossos iguais. O nós contra eles não leva a lugar nenhum”.

A casa onde viveu Oswaldo Cruz, no Centro de São Luiz do Paraitinga, foi o local escolhido pela prefeita Ana Lúcia Sicherle para sediar o lançamento do projeto Conexão Mata Atlântica. Participaram do evento prefeitos, deputados, vereadores e, principalmente, produtores rurais da região. Afinal, é com eles que a Secretaria do Meio Ambiente pretende se conectar.

Ao apresentar o projeto, Helena Carrascosa reiterou que “o projeto se chama Conexão Mata Atlântica por que a ideia é exatamente essa: conectar. As unidades de conservação com as pessoas que moram nas zonas de amortecimento; o produtor rural com os ambientalistas; a produção com a conservação”.

Maurício Brusadin disse que o principal instrumento de atuação será o pagamento por serviços ambientais. “Teremos um total de US$ 7,312 milhões para fazer pagamentos por serviços ambientais para produtores rurais nas bacias do Paraibuna, do Paraitinga e na zona de amortecimento do Núcleo Itariru do Parque da Serra do Mar. Esse recurso será colocado direto na mão do produtor. Para nós, essa é a melhor forma de obter a adesão à conservação. A gente está olhando não só as florestas, mas também as áreas de produção”.

Finalizou dizendo que “o que acontece aqui hoje é o embrião de um projeto que servirá de referência para o Brasil. O mais importante é que ele só sairá do papel de se houver a conexão de todos e, para tanto, precisamos juntar toda a sociedade em torno dele”.

Ao final da cerimônia, o secretário assinou resolução que institui o novo projeto de pagamento por serviços ambientais com o objetivo de apoiar o produtor rural para fazer ações de curto prazo que são necessárias para conservar remanescentes de vegetação ou para permitir a regeneração de áreas de vegetação natural.

As Unidades de Conservação estaduais beneficiadas pelo projeto são: Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier, Estação Ecológica Bananal e os núcleos Santa Virgínia e Itariru do Parque Estadual da Serra do Mar. O Projeto tem apoio financeiro do fundo do Global Environment Facility (GEF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Novo Conselho Consultivo do PESM – Núcleo Santa Virgínia

O Conselho Consultivo do PESM – NSV é paritário, ou seja, possui a mesma quantidade de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil organizada. No âmbito deste fórum participativo, são formadas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho específicos, que são responsáveis por criar e viabilizar diversos projetos nas unidades de conservação.

Entidades:

Akarui
Titular: Camila Gauditano
Suplente: Adriana Mattoso

Frepesp
Titular: João Yuasa
Suplente: Edite Filgueiras dos Santos Canteiro

Fibria
Titular: Fausto Rodrigues Alves de Camargo
Suplente: Adriano Silva Martins

APIS-Tinga:
Titular: Odair José Veloso
Suplente: Vicente Pereira dos Reis

Unicamp
Titular: Simone Aparecida Vieira
Suplente: Carlos Godoy Joly

ACBVBA
Titular: Maria Inês dos Santos
Suplente: Jhesebel Aline de Santana

Instituições

Fundação Florestal
Titular: João Paulo Villani
Suplente: Aparecida Pereira Descio

Polícia Militar Ambiental
Titular: Marcelo Medina
Suplente: Fernando César de Carvalho

CBRN
Titular: Dagoberto Meneghini
Suplente: Silas Barsotti Barroso

Município Abrangidos pela UC
Titular: Nilson Alves da Silva (São Luiz do Paraitinga)
Suplente: Rodolfo Guimarães Machado
Titular: Daniela Aparecida Cassal (Natividade da Serra)
Suplente: Jhonata Ricardo de Santana

Escritório de Desenvolvimento Rural (CATI)
Titular: Ricardo Rodrigues Oliveira
Suplente: Sávio Cecchetti Vaz