
01/11/2017
Dia 1º de novembro, conhecido por muitos como dia de Todos os Santos, é também dedicado ao Dia da Espeleologia. O nome é difícil, mas a atividade é fascinante. Espeleologia é a ciência que estuda cavernas e grutas naturais. A palavra vem do grego spêlaion e tão remota quanto sua origem está a curiosidade dos homens sobre essas formações geológicas.
Utilizadas como abrigo por nossos ancestrais, as cavernas ainda escondem muitas riquezas. Biólogos, climatologistas, hidrologistas, geólogos, arqueólogos e outros pesquisadores costumam mergulhar nas profundezas desses recantos a fim de desvendar os mistérios dessas grutas e os mistérios da própria da vida na terra.
No Brasil, estão catalogadas mais de cinco mil cavernas e, à espera, outras milhares. Em São Paulo, onde se concentra o segundo maior número de cavernas do país perdendo para Minas Gerais, são mais de 700 locais, sendo mais da metade localizados no município de Iporanga.
Entre as principais cavernas situadas em Iporanga, estão as pertencentes ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Em 35 mil hectares, é possível visitar as cavernas Santana, Morro Preto, Couto, Água Suja, Cafezal, Ouro Grosso, Alambari de Baixo e Teminina.
Outro lugar de destaque é a Caverna do Diabo. Chamada Gruta da Tapagem, no município de Eldorado, próximo a Iporanga, é sem dúvida uma das mais admiradas. Localizada em parque de mesmo nome, a maior caverna do estado de São Paulo, desponta como um dos cenários naturais mais espetaculares.
Sem dúvida, as cavernas paulistas são locais divinos, abençoados por Todos os Santos. Não espere um milagre. Aproveite os fins de semana e vá conhecê-las.
[photo_gallery_wp id=”5″]
Fotos: Acervo SMA
Texto: Cris Leite
Matérias relacionadas
Segunda maior concentração de cavernas no país está em São Paulo
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2015/06/24/segundo-maior-reduto-de-cavernas-no-pais-esta-em-sao-paulo/
Roteiro de três dias para aproveitar a Caverna do Diabo
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2017/04/13/roteiro-de-tres-dias-para-aproveitar-a-caverna-do-diabo/