16/11/2017

O convênio com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria do Meio Ambiente (PDRS/SMA), chegou ao fim, mas continua rendendo ótimos frutos. Um exemplo, veio da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara, que reestruturou seu viveiro de mudas com o apoio do projeto.

A reestruturação possibilitou a um dos produtores da Associação vencer a licitação para a entrega de cem mil plântulas de espécies florestais nativas e exóticas para a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/da Secretaria de Agricultura e Abastecimento). Para as compras das plântulas, realizadas a cada ano, são feitas licitações públicas, e a produção é acompanhada pela assistência técnica do Departamento de Sementes e Mudas da própria Cati, que usa as plântulas para produzir mudas para seu viveiro, onde são vendidas.

A produção das plântulas foi feita no viveiro do Nhunguara, que fica no município de Iporanga, Vale do Ribeira. Essa produção foi feita durante meses pelo grupo de 11 antigos beneficiários do PDRS, que trabalham em escala, de forma coletiva, sendo um ótimo indicativo da autonomia conquistada pelo grupo do viveiro, que venceu a concorrência com viveristas profissionais. A entrega das plântulas à Cati ocorreu em três etapas, sendo a última no dia 14 de novembro.