20/02/2018

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin, esteve nesta terça-feira (20) no município de Extrema-MG, participando do evento internacional “Maximizando e capitalizando oportunidades de restauração na América Latina”, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Minas Gerais (Semas).

O objetivo do encontro foi o de promover a troca de experiências entre instituições que aplicaram ou participaram da aplicação da Metodologia de Avaliação de Oportunidades de Restauração Florestal (ROAM) de vários estados brasileiros, entre os quais Pernambuco, Pará e Santa Catarina, entre outros, e em países latino americanos como Peru, Colômbia, El Salvador, México e Chile.

A ROAM é uma metodologia desenvolvida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), em parceria com o World Resources Institute (WRI) e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), que consiste em identificar áreas potenciais para a restauração de paisagens florestais e propor meio para a restauração dessas áreas, considerando aspectos ecológicos, políticos e socioeconômicos.

“Floresta em pé gera renda e torna-se um investimento tanto ambiental como social”, afirmou Brusadin, que apresentou aos participantes as experiências adotadas por São Paulo. Como o programa Florestas Paulistas e o Conexão Mata Atlântica, voltados para a conservação e recuperação das florestas e unidades de conservação do território paulista. Eles prestam essenciais serviços ambientais e são ignorados pelo conjunto da sociedade, como o fato de produzir 62% da água de abastecimento público, assim como seu papel no equilíbrio climático, uma vez que a grosso modo cada hectare de mata atlântica captura em média 42 toneladas de CO2 (dióxido de carbono), o gás que mais contribui para o efeito estufa e está atingindo altas concentrações na atmosfera.