
20/03/2018
O governador Geraldo Alckmin, presente hoje, 20/3, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, deu uma clara mensagem sobre a importância das ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas. No seu entender, a questão deve ser encarada sob dois aspectos.
A primeira é a adaptação para aumentar a resiliência, conferindo aos sistemas naturais e ao homem a necessária capacidade para enfrentar e superar as agressões ao ambiente. O segundo ponto é o da mitigação, desenvolvendo tecnologias para reduzir as causas e amenizar os efeitos, por exemplo, das emissões de gases pelos veículos automotores.
Com essa finalidade, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), produziu uma proposta de regulamentação para veículos novos, com validade para os próximos 15 anos, aperfeiçoando o PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
O documento foi entregue pelo secretário Maurício Brusadin, do Meio Ambiente, e pelo diretor-presidente, Carlos Roberto, da CETESB, à presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Suely Araujo.
A proposta paulista trata, entre outros aspectos, das emissões de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases de efeito estufa (GEE), que são os principais causadores do aquecimento planetário. A adoção das medidas elencadas pela CETESB deverá resultar em veículos com maior eficiência energética, privilegiando o etanol, levando a um menor consumo de combustível, com reflexos positivos para o bolso dos motoristas.
Em visita ao estande da SOS Mata Atlântica, organização não governamental dedicada à proteção das áreas verdes no país, Alckmin enfatizou a importância das tecnologias verdes a fim de ampliar a cobertura vegetal no território paulista, para buscar a segurança hídrica. Entende o governador que é preciso implementar ações mais efetivas para o controle do desmatamento no país.
O Fórum Mundial das Águas, aberto no domingo, 18/3, deverá se estender até o próximo dia 23 de março. Uma das atrações do encontro é o Espaço São Paulo onde são desenvolvidas diversas atividades para debater a questão da água.