15/03/2018

Texto: Luciana Reis – Fotos: divulgação
Revisão: Cris Leite

Uma das atribuições da educação ambiental é conscientizar as pessoas sobre a sustentabilidade e a importância de construir um ambiente saudável para as próximas gerações. Para auxiliar nessa tarefa, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Florestal (IF), inaugurou, em 10 de março, um Centro de Educação Ambiental na Estação Ecológica de Angatuba, na cidade de Angatuba, interior de São Paulo. O secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin e o diretor do IF Luís Alberto Bucci estiveram presentes ao evento.

Também na ocasião, o secretário Maurício Brusadin assinou um convênio com a prefeitura, que prevê a implantação e o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Angatuba, com o fornecimento de monitores, o que possibilitará o atendimento à rede escolar.

A criação do Centro de Educação Ambiental fortalece a educação ambiental na região e também o trabalho em parceira com o Estado. “A educação ambiental é o caminho para construção de um planeta sustentável”, destacou o secretário Maurício Brusadin.

Os recursos financeiros para a implantação do Centro foram provenientes de Termo de Compromisso Compensação Ambiental (TCCA).

O Centro abrange sala de recepção, ambientada como uma sala de aula da década de 1950, já que o prédio funcionou por muitos anos como uma pequena escola rural, e espaços de exposições, destinados a promover uma reflexão sobre o usos dos recursos naturais a partir de uma abordagem interativa. A sala é dividida em módulos que abordam temas como solos, paleontologia, recursos hídricos, biodiversidade e relações humanas com o meio ambiente.