
21/03/2018
Instituído em 2012, em Assembleia Geral da ONU, o Dia Internacional das Florestas, 21 de março, tenciona trazer à reflexão e à discussão a conservação e o desenvolvimento sustentável das florestas.
As florestas ocupam um terço da massa terrestre, sendo vital para a manutenção da vida de bilhões de pessoas e outras espécies de animais e de plantas. Preservar as florestas, assegurando a sobrevivência de ecossistemas com a maior biodiversidade do planeta, é dever de todos para garantir a vida das futuras gerações.
A Secretaria do Meio Ambiente, órgão do governo paulista, que trabalha em prol de um meio ambiente equilibrado e, consequentemente, trabalha a favor dos contínuos florestais, tem entre suas iniciativas o projeto Conexão Mata Atlântica, voltado para recuperação e proteção dos serviços relacionados ao clima e à biodiversidade no corredor sudeste da Mata Atlântica.
Entre as metas do projeto, está a conservação e a restauração da Mata Atlântica, bioma por lei, que abriga formações vegetais como restingas, manguezais, florestas que abrigam uma grande quantidade de árvores nativas, além de inúmeros riachos e cachoeiras.
O Dia Internacional das Florestas ressalta a importância de um desenvolvimento sustentável para a vida do planeta.
Texto: Cris Leite
Foto: Fundação Florestal
Matérias relacionadas
Conexão Mata Atlântica prevê pagamento por serviços ambientais
Maurício Brusadin lança projeto Conexão Mata Atlântica em São Luiz do Paraitinga