
20/03/2018
Texto: Eli Serenza
Foto: divulgação
Revisão: Cris Leite
O Custo do Transporte Global é o título do filme que será exibido no próximo dia 22 de março, às 9h30, no auditório Augusto Ruschi da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) – Av. Prof. Frederico Hermann Jr. 345. Em seguida, haverá um debate com a plateia e convidados, entre os quais especialistas ambientais e representantes de outras instituições que têm interface com o tema. O filme aborda os efeitos dessa atividade nos ecossistemas marinhos, consequências da poluição e prejuízos ambientais, como os danos provocados nos organismos vivos que têm seu habitat natural nos mares e oceanos do planeta.
A exibição faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água . Com cerca de 90 minutos de duração, a sessão é aberta a funcionários e público interessado, convidados também para o debate, com encerramento previsto para o meio-dia. Participam do debate a gerente de acordos multilaterais da Cetesb, Lady Virginia Meneses, José Edemilson Jr., gestor do Parque Estadual Marinho Laje de Santos, a primeira unidade de conservação oceânica criada no Estado de São Paulo em 1993, com 5000 hectares, e João Malavolta, consultor técnico do Instituto Ecosurf, que busca conscientizar surfistas para atuação em causas públicas, proteção das praias, ondas, rios e oceanos.
A atividade promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da SMA, é resultado do convênio com a organização não governamental EcoFalante, com a qual é realizada a mostra de cinema. Segundo a coordenadora da CEA, Rachel Azzari, “o objetivo é ampliar a percepção dos técnicos, especialistas e demais interessados sobre temas relevantes para a qualidade de vida e sua interface com as questões ambientais”. Atende também à “Agenda Azul”, proposta pelo secretário Maurício Brusadin, por ocasião do lançamento do programa Verão no Clima abrangendo temas e ações estratégicas no ambiente marinho, com vistas à proteção da fauna e flora.