20/03/2018

Texto: Cris Couto
Foto: SMA
Revisão: Cris Leite

Teve início, em 19/03, na Secretaria Estadual no Meio Ambiente (SMA), a semana dedicada às atividades da Missão de Supervisão do Banco Mundial, do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS – Microbacias II), desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SAA).

Em reunião, o secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, recebeu o gerente do projeto do Banco Mundial, Maurizio Guadagni, o especialista da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO),  Martial Bernoux, a coordenadora do Grupo de Trabalho e Acompanhamento de Projetos Estratégicos (GETAP), Luiza Saito, e a gestora técnica do Projeto, Daniela Petenon.

O grupo reforçou o compromisso mútuo nas atividades que conciliam a conservação dos recursos naturais e a geração de renda sustentável na agricultura paulista, em especial por parte dos produtores rurais familiares. Ao longo da semana, nas cidades de São Paulo e Campinas, serão debatidos, entre os especialistas das duas Secretarias e da missão do Banco Mundial, os resultados e avanços do projeto e os próximos passos para as fases da sua conclusão, prevista para setembro de 2018.

Outro assunto tratado durante o encontro com o secretario Brusadin, foi a proposta de um novo projeto, que está em fase de aprovação na Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Está previsto o apoio às iniciativas e intervenções de baixo carbono nos setores de agricultura e florestas, de maneira a demostrar que é possível compatibilizar atividades econômicas e manutenção dos serviços ambientais no campo.