
01/03/2018
Texto: Cris Leite
Foto destaque: Divulgação
Fotos (interna): José Jorge
Qual o meu papel diante das mudanças climáticas? É hora de decidir o que fazer pelo planeta. Exibido no dia 28 de fevereiro, no auditório Augusto Ruschi, o filme É hora de decidir, de Charles Ferguson, traz à baila a temática das mudanças climáticas.
Semelhante ao ocorrido em 2017, a Mostra Ecofalante promove filmes que contemplam questões socioambientais relevantes a todos os habitantes do mundo e que estimulam a reflexão e o senso crítico sobre o que se pode fazer pelo planeta.
É hora de decidir (Time to choose, 2016) aborda o uso e a exploração de recursos naturais para, entre outras coisas, geração de energia e produção de alimentos. Alerta sobre o quanto essas atividades impactam o meio ambiente levando inclusive às mudanças climáticas, citando como exemplo a crise hídrica de São Paulo. E mais importante, discute que é hora de decidir – porque há condições e meios para se mudar o futuro do mundo.
Depois de cada filme, há um debate com especialistas sobre o tema. Essa exibição contou com a presença de Oswaldo Lucon, assessor para Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente, de Antônio Celso de Abreu Júnior, subsecretário de Energia Renováveis do Estado de São Paulo, e de Carlos Rittl, secretário executivo da Rede Observatório do Clima e com a mediação de Rachel Azzari, coordenadora de Educação Ambiental.
A próxima exibição da Mostra está agendada para 22 de março, no auditório Augusto Ruschi, quando será apresentado o filme O custo do transporte global (Freigtened: the real price of shipping), de Denis Delestrac. O filme trata de uma audaciosa investigação sobre o transporte marítimo de mercadorias e sobre os custos por trás dessa indústria.
Ecofalante
Organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 2003 por um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Realiza a Mostra Ecofalante anualmente desde 2012, um festival de cinema ambiental com as produções nacionais e internacionais, trazendo especialistas para dialogar como público sobre as questões implícitas ou explícitas nos filmes.
[photo_gallery_wp id=”6″]
Matérias relacionadas
Mostra Ecofalante promove debate sobre educação ambiental
ThuleTuvalu foi exibido para funcionários do Sistema Ambiental