
20/03/2018
Texto: Mário Senaga
Revisão: Cris Leite
Foto: divulgação SMA
O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, participou na segunda-feira (19/03) da mesa de debates no espaço reservado ao Estado de São Paulo, “Espaço SP”, no Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília.
Ao lado de Helena Carrascosa, do Programa Nascentes, de Márcia Nascimento, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, e de Walter Tesch, da Fundação Florestal, Brusadin pôs em foco a importância da atuação da SMA e de seus projetos para a produção e a conservação da água.
“Estamos mostrando as boas práticas que o governo do Estado tem adotado para mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas”, falou Brusadin, ao abrir os trabalhos durante a Roda de Conversa. Ele também comentou que “60% da água produzida no Estado está dentro das unidades de conservação sob gestão da SMA e que 13,9% do Estado é composto de áreas protegidas”. Sobre o “Nascentes”, lembrou: “Já recuperamos 7.700 hectares de matas e plantamos mais de 16 milhões de mudas, com o objetivo de proteger as nossas fábricas de água”.
Também estão presentes ao Fórum Mundial, pela SMA, o secretário adjunto Eduardo Trani, a coordenadora da área internacional da SMA, Jussara de Lima Carvalho, e o assessor para assuntos de mudanças climáticas, Oswaldo Lucon.
No dia 20 de março, das 10h às 11h, Maurício Brusadin participará da sessão plenária “Da governança local da água às agendas internacionais”, representando as redes nrg4SD (Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável) e ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade), das quais a SMA é membro.
No mesmo dia, das 14h30 às 16h, o secretário adjunto Eduardo Trani, participará da sessão temática “Luta eficiente contra a escassez: fazendo cada gota-d’água contar para as cidades”, representando a nrg4SD na 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais.
Para saber mais e acompanhar o que está ocorrendo no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, acompanhe as redes sociais e o site do Sistema Ambiental Paulista.

Maurício Brusadin ladeado por Euardo Trani, Jussara de Lima Carvalho e Oswaldo Lucon.