25/04/2018

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) celebra na quinta-feira, 26 de abril, 35 anos dedicados à construção de políticas públicas ambientais. Mas, as comemorações tiveram início na 365ª Reunião Ordinária do Plenário realizada na quarta-feira, 25 de abril, com a apresentação da logomarca comemorativa.

Antes das homenagens, seguiu-se a ordem do dia. Os conselheiros foram favoráveis ao indeferir o recurso especial interposto pela Petrobras Transporte (Transpetro) sobre Auto de Infração e Imposição de Penalidade de Multa.

O Consema também votou favorável quanto à permissão do uso a título precário e gratuito e por prazo determinado de imóvel na Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba, para ser usado como sede da Polícia Ambiental do município.

Nas demais pautas – permissão do uso a título precário e gratuito e por prazo determinado da Floresta Estadual de Avaré para a Estância Turística de Avaré; da Floresta Estadual de Botucatu para Botucatu; e da Estação Experimental de Bauru para Bauru – o conselho votou favorável, com pedido de emenda para que o plano de gestão de cada uma das áreas protegidas seja apresentado ao Consema.

Celebração
Após a ordem do dia, teve início as homenagens ao secretário executivo do Consema Germano Seara Filho com os discursos, a participação do Coral da Cetesb, o plantio de um Jequitibá-rosa e a inauguração de uma colmeia de abelhas Jataí.

“A gestão de conflitos não é fácil, ainda mais quando se faz isso por mais de 26 anos. Conciliar de forma democrática e dar forma aos processos. E foi isso o que o Germano fez durante todos esses anos. Foi mais que o condutor do Consema, foi um conselheiro”, destacou o secretário Maurício Brusadin.

Emocionado, Germano disse que todo esse tempo à frente do Consema é motivo de orgulho, mas é hora de passar o bastão para os mais jovens. “Saio com a certeza de ter dado o melhor de mim para alcançar a melhor para o bem da sociedade. Agradeço a todos que trabalharam diretamente comigo, aos chefes pelo estímulo e respeito mútuo e aos conselheiros que me permitiram beber do conhecimento e sabedoria em prol do meio ambiente”.

Matéria relacionada

Germano Seara Filho deixa o Consema após 26 anos

Texto: Luciana Reis
Fotos: José Jorge