
03/04/2018
O Programa de Conversão de Multas da Secretaria do Meio Ambiente ganhou nova adesão: a Usina Santa Adélia, com sede em Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto.
A Usina Santa Adélia, do setor sucroenergético, converteu 16 autos de infração ambiental, referentes aos anos de 2011 a 2016, resultando em 15 termos de compromisso de recuperação ambiental (TCRA) corretivo e preventivo. Com isso, serão recuperados 700 ha de vegetação nativa do bioma Cerrado, área objeto dos autos de infrações ambientais. Para o Programa Nascentes, foram compromissados 57,75 ha de restauração ecológica pela conversão de R$ 2.968.350.00 em multas.
“Acho válido recuperar o dano, e investir em projetos de restauração ecológica, desde que seja na mesma região. E este programa de conversão de multas nos dá a possibilidade de recuperar a cobertura vegetal, proteger os rios, evitando o assoreamento”, destacou Maria José Almeida de Almeida, supervisora de meio ambiente da Usina Santa Adélia.
O secretário Maurício Brusadin lembrou que o programa traz diversos ganhos para o meio ambiente, como a conversão de multas em restauração ecológica e também a recuperação do dano ambiental. Já a coordenadora do Programa Nascentes Helena Carrascosa ressaltou que a conversão de multas não substitui o dano ambiental, mas sim que ele será reparado.
Para estimular a resolução de pendências ambientais, a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceu novas regras para a conversão de multas: devem ser anteriores a 30 de outubro de 2017 e a empresa precisa renunciar aos recursos administrativos. As multas recentes também podem se beneficiar da conversão de multas e, neste caso, deve ser feita na conciliação ambiental.
Embora a conversão de multas esteja disponível para todos os setores, até o momento, apenas empresas do setor sucroenergético aderiram. A SMA assinou um Protocolo de Intenções com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) para divulgação aos associados e apoio à conversão de multas do setor sucroenergético em serviços ambientais.
Texto: Luciana Reis
Foto: José Jorge e divulgação
Revisão: Cris Leite

Usina Santa Adélia vai restaurar 57,75 hectares pelo Programa Nascentes
Matérias relacionadas
SMA reestrutura conversão de multas em restauração ecológica
Bioma cerrado será restaurado em processo de conversão de multas