18/04/2018

O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, assinou hoje, 18/04, a resolução que cria o Comitê de Integração Palmito Legal. O objetivo é promover ações que busquem a conservação do palmito-juçara (Euterpe edulis). “Vamos todos juntos e misturados somente consumir palmito legal,” solicita o secretário.

Na ocasião, foi apresentada as primeiras ações da Campanha Palmito Legal. Roberta Buendia, Coordenadora do Comitê, explicou que cinco grupos – Fiscalização Ambiental e Licenciamento; Produção, Manejo e Populações; Consumo, Gastronomia e Indústria; Restauração, Repovoamento e Pesquisa; e Comunicação – compostos por representantes do Sistema Ambiental Paulista e da Polícia Militar Ambiental serão responsáveis pelo planejamento e execução das ações, junto com a sociedade, para preservação do juçara.

Para o secretário é vital a consolidação da campanha e a assimilação da sua importância  pela sociedade. “Trata-se de assegurar uma espécie e também de uma luta social. A extração do palmito é ilegal e uma rede de extrativistas manipula pessoas em situação de risco, desempregados, para atuar no crime. Toda população pode colaborar consumindo o palmito legalizado,” desabafa Brusadin.

A campanha já conta com alguns colaboradores da sociedade civil, como a chef Ana Soares, do Mesa III, Lucas, da Empresa Mundo do Palmito e a Associação Minhoca, da cidade de São Luiz de Paraitinga.

Ao final do encontro foi apresentado um curta de desenho animado, produzido pelo Grupo de Comunicação do Comitê, como forma de ilustrar o que será a campanha pela preservação da espécie.

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite
Fotografia: José Jorge