
09/05/2018
Monitores prepararam diferentes técnicas para desenvolver com os interessados
Os monitores do Parque Villa-Lobos organizaram a agenda para o mês de maio, com oficinas gratuitas para os frequentadores desse espaço administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). Diversas atividades artesanais estão previstas no Espaço Vida e acontecem todos os fins de semana em dois horários: às 9h30 e às 14h30. Não é preciso se inscrever previamente, mas são apenas 10 vagas em cada oficina para adultos e crianças a partir de 10 anos, que devem estar acompanhadas por um responsável.
Neste sábado (12/05) será realizada a oficina que vai ensinar a fazer minibicicletas, a partir de embalagens TetraPak e, no domingo em que se comemora o Dia das Mães, 13/05, os participantes terão a oportunidade de plantar um mini jardim, utilizando embalagens PET.
A técnica da kokedama, que em japonês quer dizer bola de musgo e é uma variante do bonsai, outra forma de plantio desenvolvida pelos japoneses, será ensinada no dia 19, sábado. As kokedamas podem ser feitas com uma grande variedade de plantas, mas as mais usadas em geral são o alecrim, o freson (tipo de morango), o trevo, a orquídea e a samambaia. No domingo (20/05) os monitores programaram outra oficina, que vai trabalhar com a técnica de macramê para elaborar porta vasos a partir de fios de corda ou barbante grosso.
No último fim de semana de maio serão realizadas as oficinas de colar feitos com sementes (sábado, 26/05) e de terrário fechado (domingo, 27/05). Uma ótima solução para quem não tem tempo e dispõe de pouco espaço para as plantas, o terrário fechado é um pequeno jardim montado de forma delicada e criteriosa, dentro de um determinado recipiente transparente, geralmente de vidro. Muito em moda, eles representam o meio ambiente em micro-escala e, como pequenos ecossistemas, não poderiam faltar nas oficinas artesanais do Villa-Lobos.
Todo o material utilizado nas oficinas é oferecido pelo parque, mas os monitores aceitam doações de embalagens PET, TetraPak e vidro, para manter o estoque. Quem quiser, também pode aproveitar para contribuir com a campanha do agasalho, levando peças de roupa em bom estado para serem distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o FUSSESP. Esta campanha está acontecendo em todos os parques urbanos mantidos pela SMA até o mês de agosto.
Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
(11) 2683-6302
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h No horário de verão, até às 20h