15/05/2018

Todos sabem que o pneu descartado ou armazenado inadequadamente é um dos criadouros preferenciais do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Com essa preocupação, as Secretarias do Meio Ambiente e da Saúde do Estado de São Paulo, por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), e seus parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, com as orientações do Ministério da Saúde, estão promovendo “Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos Domicílios Paulistas”, que teve início no dia 14/05 e prossegue até o dia 18/05, com objetivo de eliminar criadouros do vetor.

O envolvimento do poder público, da sociedade civil e da população em geral será fundamental para o sucesso da campanha. Com atitudes positivas, como disponibilizar pneus usados, dispostos em garagens, para a coleta pública.

Cada município deverá promover a campanha de orientação e de sensibilização à população e organizar um sistema de recolhimento de pneus, com definição prévia de locais para armazenamento. Os locais serão estabelecidos pela Reciclanip, representante dos fabricantes de pneus no Brasil e responsável pela Logística Reversa dos pneus inservíveis, que coletará e encaminhará os pneumáticos para destinação ambientalmente correta.

Os municípios não conveniados com essa empresa poderão se organizar e estabelecer parcerias intermunicipais, a fim de concentrar o armazenamento dos pneus recolhidos e otimizar o estabelecimento da logística de recolhimento, programado para os dias 21 a 25/05/2018. Caso não seja conveniado ou não consiga entregar os pneus em outro ponto de coleta, deverá contatar diretamente a Reciclanip para viabilizar o recolhimento.

Os municípios poderão inserir essa iniciativa ao Programa Município Verde Azul, da SMA, para a pontuação, através da Diretiva 2 – Estrutura e Educação Ambiental.