27/06/2018

Reunião da Comissão Temática de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas – CTBIO realizada na terça-feira, 19/6, marcou a apresentação da metodologia utilizada para elaboração dos 11 planos de manejo do Projeto Piloto, sob a responsabilidade do Comitê de Integração dos Planos de Manejo, constituído pela Resolução SMA nº 93/2017.

O Comitê conta com 18 representantes das diversas áreas técnicas do Sistema Ambiental Paulista e tem o apoio de equipe formada por mais de 100 técnicos e especialistas. O objetivo é estabelecer diretrizes e procedimentos para a elaboração, revisão e implantação dos planos de manejo das unidades de conservação estaduais.

O Projeto Piloto foi dividido em dois blocos: o primeiro, composto pelos planos dos Parques Estaduais de Itaberaba e Itapetinga, do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, da Floresta Estadual de Guarulhos e das Estações Ecológicas de Avaré e Marília; e o segundo, composto pelos planos do Parque Estadual Restinga de Bertioga, das Estações Ecológicas de Itapeti e de Paranapanema, da Área de Proteção Ambiental Rio Batalha e da Floresta Estadual de Pederneiras.

Os planos do primeiro bloco já estão sob análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, no âmbito da CTBIO.

A nova metodologia visa à elaboração de planos mais objetivos e enxutos, voltados para a gestão das unidades, conferindo maior qualidade técnica a tais documentos.

Até o final do ano, espera-se que a CTBIO tenha analisado todos os planos de manejo do Projeto Piloto, e, após todo o processo de elaboração e validação destes documentos, será publicado um Roteiro Metodológico de Elaboração dos Planos de Manejo para orientação dos trabalhos futuros.