19/06/2018

O evento “Diálogos”, em sua 5ª edição, realizado na terça-feira, 19/6, no auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA, em São Paulo, ressaltou a importância da inspiração de políticas públicas em educação ambiental. “Tá na hora da educação ambiental desabrochar!”, enfatizou o secretário Maurício Brusadin, na abertura do encontro, com auditório lotado e a participação de diversos representantes de prefeituras paulistas.

“A Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai ajudar os municípios a terem educação ambiental efetiva”, declarou Brusadin. “Em nove meses de gestão, conseguimos ter consolidada nossa Política Estadual de Educação Ambiental”, falou, estimulando os presentes a contribuírem para a implementação da sustentabilidade ambiental no Estado, inclusive por meio da escolha de representantes engajados com a causa ambiental: “Representação política na democracia é efetivada pelo voto”. Para o secretário, o país avançou e muitos entendem que a sustentabilidade ambiental é importante, mas, ao mesmo tempo, “há um vácuo político nesse campo”.

Ele chamou os presentes à reflexão, afirmando que a palavra menos usada atualmente, no Brasil e no mundo, é “diálogo”. “É mais fácil semear o ódio, sem entender as diferenças. Temos que reagir. A verdade está um pouco na fala de cada um. A democracia deve levar ao paroxismo o diálogo. Quanto mais respeito à opinião alheia, mais respeito mútuo teremos. Vamos colocar as diferenças na mesa, para construirmos juntos!”, encorajou.

A coordenadora em exercício de Educação Ambiental da SMA, Malu Freire também incentivou a participação de todos no desenvolvimento e na consolidação do tema: “A sociedade deve se empoderar da educação ambiental”. Ela comentou rapidamente sobre as crises recentes e até sobre o risco de extinção da Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA e reivindicou o necessário apoio: “Na nossa luta, precisamos do respaldo da sociedade”.

A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) tem o objetivo de incorporar a educação ambiental nas políticas públicas e nos processos de gestão, permeando o conjunto de ações e projetos da SMA. Inicialmente, foi criada em 31/10/1989. Porém, em 2003, suas atividades foram incorporadas pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental (CPLEA) e, finalmente, em 2008, a SMA foi reestruturada e a CEA foi novamente instituída. Entre suas responsabilidades, se encontram: implementar a Política Estadual de Educação Ambiental, promover a participação do Estado nos diversos programas nacionais e internacionais sobre o tema e monitorar e avaliar práticas de educação ambiental, além de difundir programas e campanhas educativas relacionados ao meio ambiente.

A 5ª Edição “Diálogos de Educação Ambiental” foi promovida pela SMA, CEA e Comitê de Integração de Educação Ambiental, e teve em sua programação as seguintes apresentações, seguida de debate final: “Formação e capacitação em políticas públicas em meio ambiente e educação ambiental para os municípios paulistas”, por Ana Thereza Junqueira e Aline Queiroz de Souza, da CEA; “O papel do PMVA no estímulo à educação ambiental como instrumento de gestão ambiental municipal”, por José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município VerdeAzul; “Experiências municipais de educação ambiental no PMVA”, por representantes dos municípios de Campinas, Dominique Missio de Faria, Fernandópolis, Estéfani Suana Sugahara, Gabriel Monteiro, Everton Viana do Carmo, e Novo Horizonte, Juliana Sene Martins D´Adda; e “Construção de políticas públicas municipais em educação ambiental”, por Maria Henriqueta Andrade Raymundo e Semiramis Albuquerque Biasoli, da OCA-Esalq-USP.

Texto: Mário Senaga
Revisão: Cris Leite
Fotos: Léo Ceoldo e Dirceu Rodrigues

Dominique Missio de Faria, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas

Everton Viana do Carmo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Gabriel Monteiro

Estéfani Suana Sugahara, secretária de Meio Ambiente de Fernandópolis

Juliana Sene Martins D´Adda, gestora de meio ambiente de Novo Horizonte