26/06/2018

Os membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual Alberto Löfgren – PEAL, conhecido como Horto Florestal, foram empossados na segunda-feira, 25/6, pelo secretário adjunto do Meio Ambiente Eduardo Trani. Os conselhos são de natureza consultiva, com mandato de dois anos. Todos eles são paritários, ou seja, possuem a mesma quantidade de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil organizada – contemplando instituições ambientais, educacionais, culturais e turísticas, além de associações de moradores do entorno, entre outros interessados.

Em sua fala, Eduardo Trani reiterou que “a SMA está absolutamente confiante na composição deste grupo. É estratégico para a secretaria que os conselhos consultivos dos parques sejam cada vez mais atuantes, aproximando a sociedade civil da gestão do estado, Polícia Ambiental e prefeituras. Essa união vai permitir que os serviços prestados pelos nossos parques sejam cada vez melhores, tanto para a conservação e proteção ambiental quanto para os serviços urbanos que eles prestam às comunidades e, sobretudo à população do entorno. Acho que estamos fortalecendo o papel dos conselhos e esse fortalecimento vai reverter em maior benefícios para toda a sociedade e para o meio ambiente”.

PE Alberto Löfgren – PEAL

Administrado pelo Instituto Florestal (IF), o Parque Estadual Alberto Löfgren totaliza uma área de 185 mil hectares, ou seja, o equivalente a duas florestas da Tijuca, no Rio de Janeiro. A visitação anual gira em torno de dois milhões de pessoas, o que o torna o parque mais visitado do Brasil.

Quem conta é Luís Alberto Bucci, diretor-geral do Instituto Florestal, que fala também sobre o novo conselho: “Esperamos a soma do conhecimento desses 16 conselheiros para a implementação do Plano de Manejo do PE Alberto Löfgren, unidade de conservação de extrema importância para a zona norte. Esperamos levar adiante uma série de atividades que deverão ser implantadas. Com a posse poderemos discutir em alto nível tudo o que a população do entorno espera”.

Bucci aproveita também para convidar os visitantes do PEAL para a missa ao ar livre que será celebrada no dia 8 de julho. Ela será em homenagem a São João Gualberto, protetor dos engenheiros florestais e da Polícia Ambiental. Ele foi o santo que fez os primeiros projetos de recuperação ambiental na região da Toscana, na Itália, onde viveu no ano 1000. Era nobre e rico. Conta sua biografia que ele teve um irmão assassinado numa Sexta-feira Santa. Ele perdoou o assassino e, a partir daquele dia, passou a recuperar as florestas de uma região bastante pobre. Foi canonizado e ficou conhecido como o santo protetor das florestas.

Para consultar a relação dos membros dos conselhos empossadas, clique aqui.

Victor Perina, da Coordenadoria dos Parques Urbanos, Eduardo Trani, secretário adjunto da SMA, e Luís Alberto Bucci, do Instituto Florestal