
14/11/2018
Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde é apresentado como case de sucesso de parceria entre governo subnacional e setor produtivo no Business and Biodiversity Forum, durante a COP 14, em Sharm el Sheik, no Egito
O Protocolo Etanol Mais Verde, segunda fase do Protocolo Agroambiental firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e o setor Sucroenergético, em 2007, tem como objetivo superar os desafios trazidos pela mecanização da colheita da cana e consolidar o desenvolvimento sustentável do setor no estado de São Paulo.
Enquanto a primeira fase do Protocolo teve como objetivo principal a eliminação da queima da palha da cana-de-açúcar como método de pré-colheita antecipando os prazos previstos na legislação, a segunda fase endereça ações para a antecipação da restauração das áreas ciliares das propriedades canavieiras das usinas e dos fornecedores de cana signatários, além de focar em ações para o uso correto de agrotóxicos, inclusive através da pulverização aérea, conservação do solo, proteção da fauna, incluindo polinizadores.
O Protocolo foi apresentado pela Secretaria Executiva do Protocolo, Renata Camargo, da Unica, e também está sendo representado por sua coordenadora técnica, Carolina Matos, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da CBRN, durante os primeiros dias da COP 14.
“Atuar além da agenda de comando e controle e somar esforços com o setor produtivo mais representativo do Agronegócio paulista nos permitiu atingir resultados muito positivos e mudar a forma de se produzir cana-de-açúcar em São Paulo. Agora, na segunda fase, poderemos fomentar a conectividade de nossa paisagem com a restauração das áreas ciliares e outros projetos de restauração e proteção da vegetação nativa. Além de proteger e ampliar nossa biodiversidade, essas ações permitirão o maior fornecimento de serviços ambientais pela paisagem produtiva, como os serviços de produção de água, pelas matas ciliares e por polinização, pelas abelhas nativas e exóticas”, explica Carolina Matos.
O Fórum de Biodiversidade e Negócios será realizado entre os dias 14 e 15 de novembro, às margens da COP 14, e tem como tema “Investir em biodiversidade para as pessoas e o planeta.”
Acompanhe as novidades da COP em nossas redes sociais e internacionalmente pelas hashtags #unbiodiversity #businessandbiodiversity #businessandbiodiversityforum