Participantes do concurso após a premiação

09/11/2018

Concurso é parte do Programa Palmito Legal e premiou chefs profissionais e amadores

O Memorial da América Latina amanheceu com movimento diferente. Trabalhadores acostumados com as praças vazias em sua direção ao Terminal Rodoviário Barra Funda tiveram que desviar dos inúmeros stands de comida e churrasqueiras montados para o festival Mesa São Paulo.

Em uma das cozinhas, diversos chefs, amadores e profissionais corriam para terminar os últimos ajustes em seus pratos, que seriam apresentados para uma mesa ansiosa de jurados, composto por Ana Soares, chef do Mesa III, Tanea Romão, chef da Kitanda Brasil, representantes do movimento Slow Food Brasil, da revista Prazeres da Mesa e também da Secretaria do Meio Ambiente.

Os chefs apresentaram suas receitas em sequência, nos moldes dos programas culinários de competição. O júri então atribuiu notas que avaliaram sabor, criatividade, técnica e conjunto da obra.  Os vencedores foram apresentados pelo secretário adjunto Marcelo Donnabella Bastos Ellias que iniciou seu discurso destacando a importância do concurso culinário.

“A extração ilegal do palmito mata a planta e afeta a biodiversidade da mata atlântica. O programa Palmito Legal busca o uso e manejo sustentável da palmeira, focando a fiscalização da mata, o manejo e também a parte que mostramos aqui hoje, da gastronomia, que incentiva o uso do fruto da juçara.”

Vencedores

  • Categoria Amador – Receita de Sal
    Raviolis de javali ao molho de polpa de juçara – Leonardo Grava de Faria
  • Categoria Amador – Receita de açúcar
    Manjar com calda de juçara – Leonor Kioko dos Santos
  • Categoria Profissional – Receita de Sal
    Cajutapu – Fábio Eustáquio
  • Categoria Profissional – Receita de açúcar
    Creme Brulee – Katia Amaral

As receitas serão disponibilizadas em breve no site do programa Palmito Legal.

Todos vencedores foram premiados com assinaturas da revista Prazeres da Mesa, o livro “Biodiversidade – Arca do gosto e fortaleza slow food” e anuidade no movimento SlowFood Brasil. Também foram premiados cursos de culinária na escola Wilma Kovesi, acesso à palestras exclusivas do MesaSP, uma panela Le Creuset e uma faca Zwilling.

Estande SMA

Está programado às 11h do sábado e do domingo, no estande da SMA, uma roda de conversa sobre sustentabilidade, biodiversidade e economia sustentável. Quem visitar o estande ainda pode provar e adquirir produtos do Sítio Das Palmeiras, da Coopafasb e do Instituto Aua.

Palmito Legal

O concurso culinário é uma das iniciativas do porgrama Palmito Legal, que visa a preservação da juçara. A palmeira está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos, esquilos e muitos outros animais se beneficiam das suas sementes e frutos. Para conhecer mais sobre o programa, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/palmitolegal