30/11/2018

Com quatro anos de existência, o Conselho Consultivo do SIGAP – Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo – SIGAP, instituído pelo Decreto Estadual no 60.302/2014, fez sua 14ª reunião em 29/11, marcando o encerramento do 2º mandato.

Na reunião foi apresentado ao secretário Eduardo Trani um balanço das atividades no período 2014-2018, ressaltando a profícua interação entre o Conselho e o Sistema Ambiental, o que permitiu que muitas das recomendações fossem incorporadas pela Casa. Foram destacadas, entre outras, as seguintes recomendações:

  • Aprimorar e uniformizar a metodologia para elaboração de Planos de Manejo, a fim de diminuir o custo e o tempo para sua execução, bem como tornar o instrumento mais adequado para a gestão. O Sistema Ambiental instituiu o Comitê de Integração para Planos de Manejo, que concebeu novo Roteiro Metodológico e já elaborou, com pesquisadores e técnicos do próprio sistema novos planos de manejo.
  • Buscar alternativas para a sustentabilidade financeira das Unidades de Conservação. O Sistema Ambiental finalizou a elaboração de editais de concessão em Unidades de Conservação, bem como estudos para a compensação pela conservação da qualidade e quantidade da água presente nas UCs.

O secretário agradeceu especialmente os Conselheiros representantes da sociedade civil e da academia, que exercem essa função de relevante interesse público sem qualquer remuneração.
Os relatórios dos trabalhos do Conselho estão disponíveis no site: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ccsigap

Equipe Sigap