18/11/2018

A abertura oficial da 14ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica foi realizada no último dia 17 de novembro, com a presença do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, acompanhado de sua ministra do Meio Ambiente, Yasmine Fouad, e da secretária executiva da CDB, Cristiana Paşca Palmer, em Sharm el Sheik, no Egito.

“Existe um entendimento global de que devemos promover o uso sustentável da biodiversidade para que ela seja valorizada por todos os setores da sociedade”, relata Carolina Matos, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN/SMA).

Nesta edição da COP serão abordadas questões cruciais para a conservação da Biodiversidade, como sequenciamento digital de informações, biologia sintética e outras medidas de preservação eficazes baseadas em territórios. Também na pauta as principais medidas para acelerar as ações para avançar ainda mais no Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 e analisar os progressos realizados para o cumprimento das 20 Metas de Biodiversidade de Aichi. Além disso, as Partes explorarão formas de somar esforços com setores produtivos e trabalhar em parceria para a agenda global de biodiversidade.

“A COP-14 representa um importante fórum de discussões não apenas para indicação dos instrumentos para proteção e uso sustentável da biodiversidade, mas também como uma plataforma de divulgação das melhores práticas de sustentabilidade nas cadeias produtivas, a exemplo do Etanol Mais Verde”, salienta Renata Camargo, assessora jurídica e de sustentabilidade da Unica.

Como plano de longo prazo, as Partes discutirão as direções estratégicas que devem conduzir à Visão 2050 para a Biodiversidade, que estabelece uma nova abordagem para viver em harmonia com a natureza até 2050.

A Secretaria do Meio Ambiente está participando dos eventos da COP desde o Business and Biodiversity Forum, realizado nos dias 14 e 15 de novembro, compartilhando seus programas e projetos e aprendendo com as experiências dos outros países. O secretário estadual do Meio Ambiente Eduardo Trani, acompanhado pelo diretor executivo da Fundação Florestal Rodrigo Levcovicz, Paul Dale, da Assessoria Internacional; Carolina Matos, da CBRN, e Jéssica Hipólito, da Fundação Florestal já estão em Sharm el Sheik.

A Convenção de Diversidade Biológica

Inaugurada durante a Rio-92 e em vigor desde dezembro de 1993, a Convenção sobre Diversidade Biológica é um tratado internacional para a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a partilha equitativa dos benefícios derivados do uso de seus recursos genéticos.

Com 196 países partes, a Convenção procura abordar todas as ameaças à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos, incluindo mudanças climáticas, através de avaliações científicas, desenvolvimento de ferramentas, incentivos e procedimentos, transferência de tecnologias, boas práticas e envolvimento de partes interessadas, incluindo comunidades indígenas e locais, jovens, ONGs, mulheres e a comunidade empresarial.

Texto: Carolina Matos
Fotos: Renata Camargo