
21/12/2018
Trani replantou a espécie definitivamente em local seguro
O secretário Eduardo Trani realizou hoje (21/12) no parque Villa-Lobos o replantio da muda da “Figueira das Lágrimas”, em um local mais seguro, no jardim próximo ao Espaço Vida. A muda havia sido plantada, em setembro de 2017, em outro ponto do parque, mas seus galhos estavam sujeitos a agressões, pela proximidade com áreas de lazer da população. Agora, a espécie, representativa da nossa flora, poderá ser mais bem-cuidada pelos funcionários do Villa-Lobos.
A “Figueira das Lágrimas” é considerada a árvore mais antiga da cidade de São Paulo; localizada no bairro do Ipiranga, na Estrada das Lágrimas, próximo ao Sacomã, em um dos pontos de saída para o litoral e ficou assim conhecida por ser palco de despedidas, o que gerava muitas lágrimas.
As árvores são importantes para manter o equilíbrio do ecossistema. Importante lembrar que melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição, servem de moradia para diversas espécies de pássaros, proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças e parques; melhoram a umidade do ar, evitam a erosão do solo e ainda deixam as paisagens mais belas.
Fotos: José Jorge