
18/12/2018
O governador Márcio França e o secretário Eduardo Trani, ao lado do comandante do Policiamento Ambiental, cel. PM Homero de Giorge Cerqueira, inauguraram em 18/12 a nova sede do 1º Batalhão de Polícia Ambiental , à Rua Mourão Vieira, 150, no bairro da Casa Verde, na capital. O 1º Batalhão está instalado nas dependências do Horto Florestal, também na Zona Norte.
O primeiro prédio do conjunto da sede recém-inaugurada, está localizado em um terreno com área total de 5.700 metros quadrados. No projeto, destacam-se alojamentos amplos e funcionais, cozinha, refeitório, sala de reunião e auditório, além dos espaços ajardinados.
A obra foi executada pela Fundação Florestal, no âmbito do Programa “Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e do Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica”, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
O projeto arquitetônico do conjunto de três prédios recebeu recentemente prêmio internacional por sua concepção voltada para os aspectos de sustentabilidade, que abrangem desde o reuso de água de chuva – que é encaminhada para um depósito subterrâneo com capacidade para 80 mil litros e será utilizada na jardinagem, lavagem de carros e banheiros – , passando pela permeabilidade do solo e instalação de equipamentos com utilização racional e de sensores, até recursos de ventilação e iluminação naturais, que promovem a economia de energia.
O comandante da PAmb agradeceu o apoio do governador para a instalação da nova sede e destacou sua satisfação e de seus comandados. “Não vi, antes, instalações tão dignas para o Policiamento Ambiental. Esta obra passa exatamente este sentimento, tão necessário a estes policiais: dignidade”. O cel. Homero ressaltou, também, que a comunidade local tem expressado seu contentamento, lembrando que o lugar era considerado “de risco”, por ter estado abandonado, o que servia de atrativo para marginais e traficantes de drogas.
O secretário Trani, por sua vez, observando ser esse período final da atual gestão, fez questão de agradecer ao governador Márcio França pela confiança em seu trabalho, o que permitiu inclusive diversas ações bem-sucedidas da SMA em parceria com os homens da PAmb, como os recentes combates aos incêndios na Estação Ecológica Estadual de Barreiro Rico. Como arquiteto e urbanista, Trani enfatizou a importância dos requisitos de sustentabilidade da nova sede do 1º Batalhão e complementou: “Nada melhor que forma e conteúdo harmônicos que se completam. Este prédio muito bem projetado e instalado se constitui na forma. O conteúdo fica por conta desses soldados que, afinal, lutam pela defesa do meio ambiente”.
Finalmente, o governador paulista salientou a criação, em sua gestão, de sete novas Unidades de Conservação no Estado, “aumentando o patrimônio ambiental” de São Paulo, que, segundo ele, tem suas iniciativas reconhecidas internacionalmente, “em especial pela qualidade do seu serviço público”. França lembrou que mais de um milhão de pessoas vivem da atividade (serviço público) no Estado: “Portanto, precisam estar bem instalados e serem bem remunerados”. E finalizou, declarando que “São Paulo é o Estado mais sustentável do país. Quando a gente faz a preservação, beneficiamos as gerações futuras!”
Entrega da Medalha Cinquentenário
Em comemoração aos seus 69 anos de criação, a Polícia Militar Ambiental condecorou, com a Medalha Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais, o governador Márcio França, o secretário Eduardo Trani, o diretor da Fundação Florestal (FF), Rodrigo Levkovicz, e Alberto Cavalcanti de Figueiredo Netto, coordenador da Unidade Executora do Programa “Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e do Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica”, pela Fundação Florestal.
Também, diversos representantes do Sistema Ambiental Paulista foram homenageados pelas suas colaborações e “relevantes serviços prestados “ à instituição policial militar, recebendo o diploma e a medalha de honraria do Policiamento Ambiental “Challenge Coin”. Estas “moedas de desafio” representam o reconhecimento da PAmb aos seus agraciados.
Plantio de muda
No final das atividades na nova sede, Eduardo Trani participou do plantio de muda de Sapucaia em um dos jardins do conjunto. A muda é originária da árvore centenária símbolo da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. A árvore foi plantada há exatamente cem anos, em 1918, pelo italiano radicado no município Antonio Caprânico, em comemoração ao fim da Primeira Guerra Mundial. A árvore é espécie da Mata Atlântica e simboliza a paz.
Texto: Mário Senaga
Fotografia: José Jorge
Trani participou do plantio de muda de Sapucaia

Secretário, ao final, fez uma apresentação aos alunos que estão se formando como policiais ambientais