
21/12/2018
Projeto iniciado em 2017 no Sistema Ambiental Paulista proporcionou a economia de 07 milhões de folhas de papel
Cento e trinta mil processos digitais, sete milhões de folhas de papel economizadas – o equivalente a 52 toneladas, ou cinco caminhões para transportar essa quantidade – , e 65 mil horas poupadas com a montagem manual de processos – correspondendo ao trabalho de 32 colaboradores no período de um ano, permitindo assim que o foco fosse para outras atividades.
Esses são apenas alguns dos números e benefícios alcançados em pouco mais de 18 meses, a partir de maio de 2017, quando a SMA iniciou a informatização de processos, com a implantação do sistema e-ambiente e deixou a Secretaria do Meio Ambiente na vanguarda de iniciativas para a transformação digital no Governo do Estado de São Paulo.
Outros dados positivos, para exemplificar: 125 mil entregas e protocolos de documentos pela internet, pelos interessados, com redução de até 70% no tempo de tramitação de processos. E R$ 837 mil de economia com material de escritório (considerando apenas as capas, papel e impressão).
Conforme ressalta a equipe do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação – GSTIC/SMA, trata-se da tecnologia que aproxima as pessoas. “Todo avanço tecnológico só faz sentido quando influencia de maneira positiva o mundo e a vida das pessoas”, afirmam. “Os benefícios que o processo digital imprime são essenciais para que a Secretaria esteja mais próxima da sociedade”.