
31/01/2020
O “Roteiro Metodológico para Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo – UCs”, ora apresentado ao público, é o resultado de um amplo consenso técnico, após dois anos de pesquisa aplicada em 11 projetos piloto realizados por uma equipe interdisciplinar de profissionais do Sistema Ambiental Paulista.
O propósito da elaboração de uma nova metodologia orientadora surgiu da necessidade de revisar as metodologias existentes e uniformizar conceitos e procedimentos que fossem aplicáveis às diferentes categorias de UCs e interagentes com as dinâmicas territoriais. Em linguagem simples, formato sintético, e focado nos programas de gestão e resultados, trata-se de importante documento de orientação dos trabalhos de elaboração dos planos de manejo.
Objetiva-se disponibilizar uma ferramenta para ampliar o diálogo entre os agentes sociais que atuam na complexa gestão dos espaços protegidos. Ela aproxima o gestor da Unidade de Conservação com as comunidades do entorno, proprietários, setor produtivo e prefeituras em harmonia com regras claras para a fiscalização e o licenciamento ambiental de atividades.
O Comitê de Integração dos Planos de Manejo, criado em 2017 para coordenar a elaboração dos novos Planos de Manejo do Estado de São Paulo, inova ao integrar o conhecimento científico sobre conservação ambiental e biodiversidade com a prática exercida pelos gestores das Unidades de Conservação, oferecendo uma metodologia que valoriza a compactuação entre os envolvidos na gestão sustentável do território.
Acesse o arquivo em: “Roteiro Metodológico para Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo – UCs”