27/01/2020

Membros do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) participaram na semana passada de um encontro com representantes de municípios do Vale Paraíba para discutir as melhores práticas para a solução dos resíduos no Estado de São Paulo.

Regionalização na destinação e tratamento dos detritos, coleta seletiva e logística reversa foram alguns dos temas debatidos na reunião com a Câmara Técnica de Meio Ambiente da Associação de Municípios do Vale do Paraíba (CODIVAP), em Taubaté. O consórcio reúne 44 cidades da região.

Os secretários de meio ambiente municipais manifestaram o interesse aos representantes do CIRS/SIMA de celebrar o Protocolo de Intenções, visando a cooperação técnica para promover avanços na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em âmbito regional. A intenção é realizar o intercâmbio de conhecimentos sobre o tema para atender às necessidades dos gestores públicos locais.

Coordenador executivo do CIRS, José Valverde aponta que o papel do Estado é ser indutor de boas práticas ambientais. “As bases para o correto tratamento dos resíduos sólidos estão nas ações conjuntas, onde haja ganho de escala em soluções consorciadas, visando a adoção de novas rotas tecnológicas, reconhecendo o valor econômico e energético dos resíduos sólidos, além de consolidar o conceito de ‘Aterro Mínimo’”, explicou.

Desafios e exemplos de boas práticas na gestão de resíduos sólidos foram apresentados na reunião pelos dirigentes municipais. “Por meio de parcerias com empresários locais, a cidade de Lorena consegue destinar corretamente boa parte dos produtos eletroeletrônicos que circulam na cidade, como pilhas e baterias. As empresas são as responsáveis pela logística desses materiais aos pontos de tratamento”, destacou Ivan Mello, do grupo gestor do CIRS.

Dando continuidade à proposta do encontro, os municípios têm como tarefa estruturar grupos de estudos locais sobre resíduos sólidos e debater a assinatura do Protocolo de Intenções com a SIMA.
O CIRS vai fornecer conteúdos para essas ações à Câmara Técnica do Codivap.