
31/01/2020
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patricia Iglecias e o coordenador do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Walter, participaram nessa sexta-feira (31), do 1° Encontro Paulista de Engenharia Ambiental. O evento realizado pela Associação dos Especialistas Ambientais do Estado de São Paulo (AEAESP) ocorreu na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), na capital paulista.
Para um público de aproximadamente 500 engenheiros, Penido apresentou a estrutura na nova pasta e algumas ações da SIMA como a despoluição do rio Pinheiros.
“Com tecnologia, engenharia e integração é possível realizar o desenvolvimento sustentável. Isso é o que estamos fazendo ao juntar energia e mineração, recursos hídricos e meio ambiente. Todos estamos trabalhando em sinergia”, disse Penido.
Para o secretário, a junção das áreas dentro de uma mesma pasta foi uma quebra de paradigma e tem a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) como guardiã da sustentabilidade.
“A engenharia está em cada um dos nossos passos, sempre com técnica, conhecimento, inovação e a supervisão da CETESB para garantir a qualidade de vida da nossa população”, concluiu Penido.
Em sua fala, a presidente discorreu sobre as principais atividades da CETESB, como o licenciamento ambiental, o atendimento a acidentes com produtos químicos, a prevenção e o controle da poluição, o monitoramento do ar, água e solo, a análise de riscos para o licenciamento de empreendimentos de grande porte e o trabalho de capacitação na área ambiental, realizado através dos cursos oferecidos pela Escola Superior da Companhia, entre outros programas e ações.
Segundo Patrícia Iglecias, a atual diretoria vem aprimorando os padrões de excelência e os serviços prestados aos usuários e à população em geral, “assegurando a superação da atuação da CETESB como centro de referência nacional e internacional, no campo ambiental e na proteção da saúde pública”, afirmou.
Com o reconhecimento pelo Ministério da Educação do curso de Engenharia Ambiental após conclusão de uma primeira turma em 31 de janeiro de 1996 na capital do estado de Tocantins, a categoria estabeleceu esse dia como sua data comemorativa anual no Brasil. O CREA-SP é o órgão responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.
“A Engenharia tem um papel primordial ao buscar soluções para mitigar os impactos do aquecimento global. Por isso, são muito importantes os eventos como este, para debatermos projetos de infraestrutura e saneamento, com foco no desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese Marinelli.