A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente lançou um documento de referência, inédito no estado de São Paulo, sobre a incidência de nitrato nas águas subterrâneas paulistas. O “Boletim Nitrato nas Águas Subterrâneas: Desafios Frente ao Panorama Atual” apresenta um panorama sobre o contaminante, abrangendo aspectos como ocorrência, fontes potenciais de contaminação, efeitos nas saúdes humana e animal, bem como propõe estratégias e recomendações para a prevenção e redução do problema.
O nitrato é o contaminante de maior ocorrência em aquíferos no Brasil e no exterior. A substância é utilizada mundialmente como indicador de contaminação das águas subterrâneas devido à sua alta mobilidade, podendo atingir extensas áreas.
O boletim é destinado aos gestores de recursos hídricos e de saúde pública, além de profissionais especializados no campo das águas subterrâneas. Nele, os especialistas encontrarão informações sobre o que fazer para evitar a contaminação dos aquíferos por nitrato.
O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) – Nitrato, da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e contou com a coordenação técnica do Instituto Geológico (IG), além da participação de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS-USP) e de consultores. O lançamento ocorreu durante reunião do CRH, em 20 de dezembro de 2019.
Para acessar a publicação clique aqui.